
Oferecer informações suficientes para um consumidor decidir se determinado produto é adequado às suas necessidades é dever de uma marca.
Para te ajudar a entender quais são informações obrigatórias em rótulos de cosméticos, preparamos este artigo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e investir na terceirização de cosméticos!
Informações obrigatórias em rótulos de cosméticos
Se você está iniciando agora o seu negócio com a terceirização de cosméticos, é essencial saber que existem informações extremamente necessárias em rótulos de produtos cosméticos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece que as marcas exibem as seguintes informações em seus produtos, tanto na embalagem primária (contato direto com o produto) quanto na secundária (destinada a conter a primária). Confira!
Embalagem Primária:
– Nome do produto e o tipo (creme, shampoo, perfume, entre outros)
– Marca
– Lote do produto e o vencimento
– Modo de uso
– Advertências e restrições de uso
– Rotulagem específica
– Ingredientes e composição
Embalagem Secundária:
– Nome do produto e o tipo
– Marca
– Número de registro do produto
– Prazo de validade
– Conteúdo
– País de origem
– Fabricante/Se é importado/Titular
– Domicílio do fabricante
– Modo de uso, quando for o caso
– Advertências e restrições de uso
– Rotulagem específica
– Ingredientes e composição
Se não houver embalagem secundária, as informações deverão estar na embalagem primária. Em relação aos produtos específicos, são adicionadas novas informações.
Fique por dentro da RDC 432/2020
A Resolução da Diretoria Colegiada nº 432 impacta diretamente na maneira de descrever os ingredientes de produtos cosméticos. A partir da data de vigência (05/11/2021), todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão ter uma descrição dos componentes em português.
Com esta atualização, serão necessárias duas listas na rotulagem dos cosméticos:
– Nomenclatura INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos);
– Nomenclatura na língua portuguesa, que pode ser tanto no rótulo comum quanto em uma etiqueta complementar. No segundo caso, é necessário garantir a qualidade do material para que não seja retirado com facilidade.
A importância de registrar a sua marca
Além de conhecer as informações obrigatórias nos rótulos de cosméticos e a lei vigente, registrar a marca é muito importante.
Antes mesmo de investir na terceirização de cosméticos é preciso ter em mente que apenas com a marca registrada no INPI você poderá ter o direito de exclusividade pelo nome e imagem.
Por isso, se você deseja ter exclusividade com o seu produto após a terceirização de cosméticos, é fundamental realizar o registro de marca. Assim você tem exclusividade, um produto personalizado e um diferencial competitivo.
Conheça a Personalize
Agora que você já conhece as informações obrigatórias em rótulos de cosméticos e como se destacar nesse mercado que não para de crescer, é o momento de investir na terceirização de cosméticos com a Personalize.
A Personalize é uma indústria especialista em terceirização de cosméticos e conta com os melhores profissionais para te ajudar a desenvolver o seu produto. Também somos responsáveis pela regularização dos produtos junto a Anvisa.
Quer começar na terceirização de cosméticos? Entre em contato com a Personalize pelo site https://personalizeind.com.br/ e solicite um orçamento!